terça-feira, 23 de abril de 2013

Viva La Sociedad

O professor aborda a aluna:
- Me diga, Sophia, qual é o oposto de capitalismo?
- Depende.
- Como assim depende?
- Eu diria, hã... Que é o estalinismo.
- Quase!
- Como quase? Não estou certa?
- Mais ou menos... O contrário de capitalismo é o socialismo.
- Então, o socialismo de vertente stalinista... particularmente interpretado e exercido por Joseph Stalin.
- Aonde você está querendo chegar, Sophia?
- Tô querendo dizer que o socialismo utópico, formulado por Saint-Simon, Charles Fourier, Robert Owen e Louis Blanc, ou até mesmo o socialismo científico como evolução que geraria uma sociedade comunista, proposto por Karl Marx, Friedrich Engels, Vladimir Lenin, com base no revolucionário Leon Trótski, não tem nada a ver em ser o oposto do capitalismo.
- Como não??? - estarreceu-se até a medula o professor
- E o senhor ainda pergunta? O capitalismo, dentro de seus ideais, promove a desigualdade social, a exploração do homem pelo homem, o "vale-tudo" na obtenção de lucro, a alta valorização de um alto padrão de vida, e a burguesia com acúmulo de poder. O estalinismo também promoveu a desigualdade, acúmulo de poder, aliás, ditatorial, contudo seguindo ideais comunistas, dizem os simpáticos ao regime de Stalin, uma doutrina "marxista-leninista". Então, o oposto do capitalismo é o estalinismo!
- Hum... e por que o marxismo, por exemplo, não seria?
- Porque essa vertente socialista propõe de fato igualdade entre os homens, uma sociedade sem divisão social, e sem os instrumentos da classe dominante, no caso as instituições privadas e o Estado. O fim da guerra das classes, do eterno dilema do explorador e do explorado, dos abastados poderosos e manipuladores, dos miseráveis submissos e alienados.
- E isso tudo não contradiz com o capitalismo?
- Contradizer, contradiz. Mas para ser oposto tem que haver algo de semelhante. Por exemplo, o oposto do legal é o chato, mas estão interligados, em relação à personalidade e/ou temperamento. Se escrevo meu nome ao contrário, fica "Aihpo", logo Aihpo é contrário de Sophia; mas algo crucial esses dois nomes têm em comum: as letras.
- E... ?
- E que o estalinismo exerceu o mesmo que um regime capitalista, por exemplo, mas seguindo uma outra ideologia, por isso é o oposto do regime capitalista, assim como o comunismo de mercado da China, e o socialismo exercido em Cuba também... O que acontece é que o socialismo/comunismo na verdade foi proposto para exercer nada mais, nada menos, que a igualdade. O mais genuíno direito do ser humano à liberdade.
- E o capitalismo...?
- O capitalismo propõe inferioridade, a apatia em relação à desigualdade. Falar que socialismo/comunismo e capitalismo são opostos é como falar isso do machismo e feminismo.
- Faz sentido...
- Pois no machismo há o enaltecimento de maneira arcaica daquilo que é dito como superior; o feminismo tem o enaltecimento de forma progressista daquilo que é de igual para igual.
- Então, por que o socialismo posto em prática até hoje não deu muito certo, Sophia?
- Por que o socialismo de verdade não é feito por uma teoria, por um governante ou por um partido. O socialismo de verdade é feito por várias pessoas e um só povo! O socialismo de verdade não apenas estuda, mas sonha! O socialismo de verdade não olha apenas para trás, mas para o novo! O socialismo de verdade não é aquilo que se quer ou impõe, que se deixa ser um velho autoritário; o socialismo de verdade é um jovem visionário.


- Júlia S.


E mais uma vez, viva a sociedade alternativa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário